segunda-feira, 7 de abril de 2014

Artigo: Dá Para Confiar em Pesquisas Sobre Sexo?

casal nas preliminares para o sexo

Semana passada vimos todo o rebú causado pela pesquisa do IPEA que além de ter dados errôneos ainda foi exagerada pelos usuários do Facebook - que trocaram a expressão "65% dos BRASILEIROS concordam total OU PARCIALMENTE com a frase 'Mulheres que usam roupas que mostram o corpo merecem ser atacadas'" (BRASILEIROS = homens e mulheres brasileiros) para "65% dos HOMENS brasileiros CONCORDAM com a frase 'Mulheres etc etc". (Ou seja, "brasileiros" na pesquisa virou "homens brasileiros" no Facebook, e "concordam total ou parcialmente" na pesquisa virou apenas "concordam" (totalmente, portanto) no Facebook.

A reação aos dados (duplamente falsos, 1o porque o IPEA posteriormente admitiu que trocou alguns dados, 2o porque o pessoal do Facebook exagerou mais ainda o que já era falso) serve para demonstrar o quanto as pessoas exageram quando o assunto é relacionado a sexo.

Profissão, religião, peso etc são coisas que testemunhamos com relação à vida de todo mundo, mas intenções sexuais é algo que quase ninguém sabe sobre a vida de quase ninguém, daí é tão fácil acreditarmos tanto em "dados" que digam que 90% dos brasileiros são homossexuais quanto que digam que 90% dos brasileiros são heterossexuais.

Some-se à ignorância de todos com relação aos pensamentos sexuais de todos, ainda a vontade que muita gente tem de exagerar suas "virtudes" sexuais, mesmo que seja apenas diante de um/a réles entrevistador/a de um instituto de pesquisa. Basta ver como muitos homens tentam se mostrar como "galãs sexuais" até mesmo para mulheres que passam na rua e que eles sabem que jamais voltarão a ver na vida.

Enfim, para ilustrar a falta de confiabilidade que há quando o assunto é comportamento sexual, veja estas duas pesquisas publicadas no MESMO portal de notícias (ambas publicadas neste ano):

"Estudo revela que metade dos brasileiros não está feliz com a vida sexual" (www.folha.uol.com.br)

De acordo com esta pesquisa, 51% dos homens e 56% das mulheres no Brasil estão infelizes com a vida sexual.

"Homem brasileiro está satisfeito com a vida sexual, indica pesquisa" (www.uol.com.br)

Já esta pesquisa mostra que 86,95% dos brasileiros (média de homens e mulheres) estão satisfeitos com sua vida sexual! Uau!

gif animado de casal fazendo sexo no banheiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente. Não é necessário se registrar para dizer o que vc achou.